Pular para o conteúdo principal

Destaques

A manogamia existe?

Cresci em um lar cristão e tem coisas que são difíceis de tirar do coração, sabe? Mas desde mais novo eu sempre me perguntei: como é possível um casal durar tantos anos sem desejar outra pessoa? Ou será que, quando acontece uma traição, é só um casamento por conveniência, ou por acreditar nos valores da fé? Eu não tive tantas experiências em relacionamentos, e faz um tempo que venho estudando bastante sobre isso. Com o que li e refleti, percebi que a resposta não é um simples “sim” ou “não”. Ela existe, sim, mas não é algo concreto, universal ou que todo mundo nunca sinta. Se relacionar é uma forma de viver uma vida leve e, para muitos, super gratificante. Mas também não é a única via possível para o amor, o desejo ou um sentimento verdadeiro. Quero falar sobre isso com total respeito, sem julgar quem escolhe viver monogâmico, poliamoroso, aberto ou qualquer outro tipo de compromisso consensual. O que importa é o que funciona para cada um, desde que haja honestidade, comunicação e cons...

Nós precisamos desacelerar

 

Leia Ouvindo: Flicker - Vraell 💭

Às vezes, penso na correria da nossa rotina, nas expectativas que criamos e nas pressões que enfrentamos por escolhas que só nos frustram. Sinceramente, cansei dessa pressão, sabe?! Que possamos desacelerar e ver que essa corrida pela vitória desenfreada não vale a pena. Não falo para desistir dos nossos sonhos, mas sim de encontrar tranquilidade e paciência em tudo.

A vida nunca terá um roteiro correto. Ela é tão turva, nós só não percebemos. E está tudo bem. A ansiedade constante só nos impede de aproveitar as coisas simples, que, de verdade, são as mais importantes. Às vezes, precisamos dizer "pare" para nós mesmos e mostrar que não somos máquinas programadas para seguir um padrão.

Focar em nós mesmos é, de fato, uma atitude agradável. Assim como um carro precisa de combustível para funcionar, nós precisamos cuidar do nosso corpo, mente e espírito. Isso não é egoísmo, é merecimento. Eu mesmo parei de me autocriticar e comecei a dizer para mim mesmo: "Eu sou bom nisso, eu mereço isso".

Ao invés de nos cobrarmos por não atingir todas as metas de uma vez, por que não apreciarmos o agora? A jornada é tão importante quanto o caminho que iremos seguir. Devemos aprender a celebrar as pequenas conquistas, os sorrisos e as lições que a vida nos oferece diariamente.

Ter a experiência de viver nessa terra tão boa nos faz perceber que somos tão pequenos comparados à grandeza de um mundo tão lindo e ao mesmo tempo problemático, e que esses problemas sempre serão as melhores oportunidades para nos dizer: "Você conseguirá".

Devemos saber que, em meio às cobranças e expectativas, existe um: viva a vida com mais calma. Devemos nos permitir ter sentimentos, emoções e demonstrá-las. A busca pela perfeição não é saudável e ela, de fato, não existe. E procurar a serenidade na simplicidade de aceitar ser quem podemos, amar nossas escolhas e viver o presente de forma sábia.

Com amor, 

James.

Comentários