Pular para o conteúdo principal

Destaques

A manogamia existe?

Cresci em um lar cristão e tem coisas que são difíceis de tirar do coração, sabe? Mas desde mais novo eu sempre me perguntei: como é possível um casal durar tantos anos sem desejar outra pessoa? Ou será que, quando acontece uma traição, é só um casamento por conveniência, ou por acreditar nos valores da fé? Eu não tive tantas experiências em relacionamentos, e faz um tempo que venho estudando bastante sobre isso. Com o que li e refleti, percebi que a resposta não é um simples “sim” ou “não”. Ela existe, sim, mas não é algo concreto, universal ou que todo mundo nunca sinta. Se relacionar é uma forma de viver uma vida leve e, para muitos, super gratificante. Mas também não é a única via possível para o amor, o desejo ou um sentimento verdadeiro. Quero falar sobre isso com total respeito, sem julgar quem escolhe viver monogâmico, poliamoroso, aberto ou qualquer outro tipo de compromisso consensual. O que importa é o que funciona para cada um, desde que haja honestidade, comunicação e cons...

Coloco em Ti todas as minhas dúvidas

 

Imagem: Kei Scampa | Pexels

Leia ouvindo: Oceans (Where Feet May Fail) - Hillsong United 💭

Falo frequentemente sobre viver. Mas, se há algo verdadeiramente valioso, é a própria vida. A fé desempenha um papel essencial, tornando nossa existência extraordinariamente bela. Quando enfrento desafios diários que ameaçam minar minha esperança, lembro-me da fé plantada em mim desde a criação. Percebo que há algo no meu espírito, muito maior do que eu, que transcende a compreensão humana. Mais uma vez, deposito minha esperança em um Deus que não vejo, mas sinto.

Ao longo dos anos, aprendi que não preciso carregar sozinho meus medos, culpas e frustrações por escolhas que, antes mesmo de eu perceber, já eram equivocadas. Entregar a Deus esses sentimentos não é sinal de fraqueza, mas uma demonstração de humildade para reconhecer que é Nele que devo confiar. Como Pedro, ao caminhar sobre as águas, já duvidei e continuo duvidando em diversas ocasiões. Mas ter fé em Jesus Cristo é como uma âncora que estabiliza meu barco, permitindo que minha fé seja moldada e fortalecida. Ter Deus ao meu lado não é egoísmo, mas uma escolha sincera de reconhecer que Ele está no controle de tudo.

Vivemos apressados, apresentamos nossas tribulações e sonhos a Deus, mas muitas vezes nos falta paciência. Esperar em Deus também é um ato de amor, uma certeza de que, mesmo sem entender completamente Suas ações em nossa vida, Ele nos ama e nos guia com Seu amor mais belo e doce. Em meio às tempestades, Jesus está lá, esperando para segurar nossa mão e nos envolver em Seu abraço caloroso e purificador.

Nesse caminho de evolução espiritual, compreendi que a palavra "esperar" é uma das mais certezas que um dia contemplarei. Saber que Deus é justo, mesmo eu sendo pecador, ultrapassa qualquer entendimento. Reconhecer que Seu Filho morreu para me salvar ensina-me a oferecer uma segunda chance a quem um dia me feriu. Parece que Ele sussurra em meus sonhos mais puros:  

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro." - Jeremias 29:11.

Comprometer-me com o Senhor é fortalecer minha fé diante Dele, encontrando no Espírito Santo a força para vencer as batalhas do dia a dia. A esperança floresce quando deposito toda a minha ansiedade aos pés Dele, confiante de que Ele é capaz de transformar até mesmo a vida mais obscura em uma nova e bela história de amor.

Descanse. Ele sabe o que é melhor para nós.

Com amor, James.  


Comentários